Exposição excessiva ao sol

Todos nós precisamos da energia solar para viver bem, porém o excesso de exposição ao sol pode ser perigoso e até fatal.
 
Segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 60 mil pessoas morrem por ano - a maioria devido ao câncer de pele - por excesso de exposição ao sol.
 
Por causa da quantidade excessiva de radiação UV, a exposição ao sol sem proteção pode causar doenças como: 
 
! Ceratite (inflamação da córnea que pode gerar um problema crônico e levar ao déficit visual, ou a perda completa da visão),
 
! Desenvolvimento de cataratas (opacificação do cristalino)
 
! Pterígio (formação carnosa que avança sobre a córnea geralmente do lado nasal, não é infeccioso porém pode afetar a visão)
 
! Câncer de pele nas pálpebras
 
! Lesões na retina (degenerações), além de também causar algumas complicações para alguns tipos de cirurgias refrativas corneanas.
 
Os óculos de sol são importantes aliados na defesa da nossa visão contra os raios nocivos emitidos pelo sol. Use e abuse dos óculos de sol. Além de dar um up no visual, eles reduzem os principais danos causados pelo sol à visão. Porém, muito cuidado com os óculos de sol “piratas”, pois oferecem riscos à saúde ocular, já que não oferecem a proteção necessária contra os raios UV do sol.
 
A luz intensa do sol pode causar danos permanentes à visão e à pele, como queimaduras. Além de se usar óculos de sol, é muito importante usar protetor solar para proteção da pele. E mais: toda essa proteção não é só para a hora de ir à praia. Sempre que sair ao sol, não dispense os óculos de sol e o protetor solar.
 
A importância de usar uma proteção ocular adequada também se aplica às crianças. Pelas características mais sensíveis das crianças, as chances de sofrerem ainda mais com os danos dos raios UV são maiores. Não arrisque com óculos de sol “piratas” para os pequenos, lembre-se da importância de uma proteção competente para os olhos.
 
Os óculos escuros que contêm proteção UV, devem bloquear entre 99-100% as radiações UV-A e UV-B; não devem distorcer imagens ou mudar as cores e devem ter lentes cinzas, verdes ou marrons, capazes de filtrar entre 75-90% da luz visível.
       
Os óculos de grau também devem ter proteção UV. Bonés, viseiras e chapéus são boas opções para uma proteção adicional, quando for preciso passar muitas horas sob a luz solar.

Então, não abra mão de utilizar proteção em todos os momentos de exposição ao sol.

Seu amigo da visão agradece!
 

Consulte seu oftalmologista regularmente. :)

Selos
  • Site Seguro

Ótica Conviver Comércio Varejista de Óculos e Acessórios LTDA - CNPJ: 20.322.234/0001-62 © Todos os direitos reservados. 2024