Alimentos para sua visão

Muita gente sabe que a alimentação pode prevenir diversos tipos de doenças, porém você sabia que o que você coloca no seu prato pode também prevenir doenças oculares como glaucoma e principalmente degeneração macular, que afeta cerca de 30 milhões de pessoas em todo mundo e é uma das principais causas de cegueira?
 
Prevenir é o melhor remédio!
 
Quando a visão já está afetada, o tratamento é delicado e com o uso de drogas complexas. Depois que a visão estiver comprometida, não há mais o que se fazer para recuperá-la.
 
Cuidado com o consumo exagerado de açúcar e sal, pois podem provocar problemas de saúde como obesidade, diabetes, problemas no coração e na pressão arterial. 
 
Um dos problemas que uma alimentação hiperglicêmica (alto índice de açúcar) pode causar é a retinopatia diabética, doença que afeta a retina de quem tem diabetes há muitos anos. Segundo estudos, o aumento da glicose na corrente sanguínea pode induzir, por exemplo, a uma miopia provocada pelo inchaço do cristalino (lente natural do olho responsável pelo foco das imagens). 
 
Cautela com o uso do sal também, pois em excesso pode provocar lesões na retina e o aparecimento precoce da catarata (opacificação do cristalino). A recomendação a quem tem hipertensão arterial é consultar um oftalmologista anualmente e praticar atividades físicas, que ajudam a manter a pressão sob controle.  
 
Mantenha uma dieta com menos sódio, evitando carnes processadas, sucos industrializados, refrigerantes, sopas e molhos concentrados (como maionese, molho de soja, etc.).
Seguem abaixo alguns alimentos recomendados por oftalmologistas:

> Abuse da cenoura: cenoura e demais frutas e legumes de cor alaranjada proporcionam maior acesso à vitamina A, o que contribui diretamente para o fortalecimento e bom funcionamento da retina e outras estruturas do olho. Tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – ótimo para a saúde em geral

> Inclua peixe no seu cardápio: ricos em ômega-3 e ômega-6 estimulam a circulação sanguínea de todo o organismo, inclusive dos olhos.  Peixes como salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde em geral.

> Coma mais ovos: ricos em vitamina E e ômega 3, os ovos são fontes de substâncias que atuam na prevenção da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). O consumo deste alimento fortalece a retina, combatendo a oxidação das células nervosas desse tecido, impedindo a perda gradual da visão.

> Consuma frutas vermelhas e cítricas: frutas de coloração vermelha são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é importante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado. Exs: laranja, maçã, acerola, morango, abacaxi, abiu, acerola, ameixa, amora, caju, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, lima, limão, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.

> Folhas verdes: principalmente as de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve (crua) e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres e contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata.

> Outros alimentos: Castanhas, linhaça e óleo de canola evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade.

> Líquidos: não esquecendo da ingestão de líquidos que é muito importante para a hidratação dos olhos.
 
Evitar:

! Evite o consumo excessivo de café. Estudos mostram que uma grande quantidade de cafeína ingerida em um curto período de tempo pode elevar a pressão do olho por até 3 horas

! Reduza o consumo de gorduras. Uma dieta rica em gorduras saturadas e colesterol pode dificultar o correto fluxo sanguíneo a nível ocular e ainda contribuir para o desenvolvimento de patologias a nível da mácula.

! Evite o consumo exagerado de sal e açúcar.
 
É preciso estar sempre atento aos cuidados com a saúde, e a saúde visual não pode ficar de fora. Então, em caso de qualquer situação de incômodo ocular, procure o seu oftalmologista. 
 
Consulte seu oftalmologista regularmente. :)
Selos
  • Site Seguro

Ótica Conviver Comércio Varejista de Óculos e Acessórios LTDA - CNPJ: 20.322.234/0001-62 © Todos os direitos reservados. 2024